Últimas Notícias
Capa / Wireless ou WiFi. Qual é correto falar?

Wireless ou WiFi. Qual é correto falar?

Wireless e wi-fi não são a mesma coisa. Muitos de nós acreditamos que as duas palavras são sinônimos e ficamos confusos sobre qual delas usar quando vamos nos referir ao sinal de rede sem fio que nos permite o acesso a internet.

“Então eu falei errado todo esse tempo quando me referia ao meu sinal de internet sem fio? “

Tecnicamente não. Para deixar essa diferença bem clara vamos definir o que é cada um deles.

O que é Wireless?

Se traduzirmos a palavra ao pé da letra, significa sem fio. Sendo assim wireless pode ser considerado qualquer sinal sem fio que permita conexão entre dispositivos, como a transmissão de sinal das TV’s, o sinal da operadora do seu celular, carrinhos de controle remoto e até o controle remoto da sua TV é wireless.

O que é Wi-Fi?

wifiWi-Fi (pronúncia em português uaifai) é uma marca registrada da Wi-Fi Alliance, que é utilizada por produtos certificados que pertencem à classe de dispositivos de rede local sem fios (WLAN) baseados no padrão IEEE 802.11. Por causa do relacionamento íntimo com seu padrão de mesmo nome, o termo Wi-Fi é usado frequentemente como sinônimo para a tecnologia IEEE 802.11.
Fonte: Wikipédia

Os padrões 802.11 são usados em redes sem fio onde você pode acessar a internet, como na sua casa, por exemplo.

Qual o correto para se referir a rede sem fio que acesso a internet? Wireless ou WiFi?

Ambos não estão errados, porém Wi-Fi é mais específico e correto. Cuidado, seu 3G é wireless, mas não é wi-fi. Pois não utiliza o padrão 802.11 citado anteriormente.

Resumindo, toda comunicação sem fio pode ser chamada de wireless, já wi-fi identifica as conexões que funcionam sobre o padrão IEEE 802.11.

 

Antes de ler esse artigo qual deles você falava? Deixe-nos seu comentário.

Sobre Hudson Kanizawa