Últimas Notícias
Capa / Tecnologia NFC, o que é?

Tecnologia NFC, o que é?

Já pensou em andar por aí sem sua carteira? Em um futuro breve será possível graças à tecnologia NFC.

O que é NFC?

NFC (do inglês near field communication) sistema de comunicação entre aparelhos por proximidade surgiu a partir da RFID (Radio Frequency Identification) tecnologia que permite comunicação entre dois aparelhos à longa distância por meio de radio frequência.

Como funciona?

A atuação do campo de freqüências da NFC é limitada para uma distancia de até 10 centímetros. É necessário estar bem próximo ao objeto para que haja troca de dados, o que aumenta a segurança. Os dados são obtidos de fonte passiva pela fonte ativa, impossibilitando que essa informação seja lida por outros aparelhos.

Como pode ser usado?

uso tecnologia nfc As facilidades que a NFC pode oferecer para nosso cotidiano são infinitas, principalmente em meios de pagamento.

Imagine que enquanto você caminha pelo parque avista um cartaz anunciando o show da sua banda favorita, basta aproximar seu smartphone do cartaz e seu ingresso já estaria comprado, não seria ótimo? Este seria apenas um exemplo dos muitos usos propostos pela tecnologia.

Países como o Japão já utilizam a tecnologia NFC em seu sistema de metrô, basta aproximar seu aparelho de telefone à catraca e a sua passagem já está comprada.

Muitos apostam que a NFC poderá até substituir os cartões de crédito e os códigos de barra.

NFC no Brasil

As operadoras de cartão de crédito e gateways de pagamento já estão se preparando para utilizar essa nova tecnologia no Brasil.

A operadora Visa possui o aplicativo Visa payWave para que o usuário possa efetuar transações com seu smartphone, embora o aplicativo ainda não esteja em uso no Brasil a operadora já homologou alguns dispositivos que poderão utilizar esse novo método de pagamento. Os modelos certificados pela Visa e que são vendidos no Brasil são o Samsung Galaxy SII, BlackBerry Bold 9900, BlackBerry Bold 9790, BlackBerry Curve 9360 e BlackBerry Curve 9380.

PagSeguro NFC O PagSeguro, um dos maiores gateways de pagamento do Brasil também anunciou sua nova modalidade de pagamentos via NFC. Inicialmente, a novidade só está disponível para três aparelhos, todos da Nokia: C7, N9 e 701. Para usar, é necessário baixar o aplicativo do PagSeguro disponível na loja de aplicativos da Nokia. A empresa planeja expandir o serviço para outras plataformas, com aplicativo prometido para Windows Phone em 2013. Igor Taquehara, gerente de projetos do PagSeguro, afirmou que está nos planos levar o aplicativo para Android e até mesmo iOS, caso a Apple implemente a tecnologia na próxima geração do iPhone.

Cielo terá tecnologia NFC em todos terminais até 2014
A Cielo pretende substituir todos seus terminais POS (do inglês point of sale) para equipamentos com a tecnologia NFC nos próximos dois anos.

Hoje, já são mais de 300 mil POS com a tecnologia no varejo brasileiro e, caso a previsão se confirme, até 2014 serão mais de 1,6 milhão de dispositivos capazes de fazer transações via NFC.

Segundo Rogério Sgnorini, diretor de inovação e produtos emergentes da Cielo para a área de mobile payment, empresa disponibiliza este produto focando nos profissionais liberais e pequenos comércios, “que precisam de agilidade e baixo custo nas transações”. A vantagem do serviço, segundo ele, é que não há o aluguel do terminal POS. Ou seja, o usuário (lojista) paga apenas uma taxa de R$ 11 mesnsais e a taxa de desconto semelhanta à cobrada nas transações com cartão de crédito convencional.

Como podemos ver essa tecnologia já está entre nós, então se você está pensando em fazer um alto investimento em um novo smartphone talvez esse fosse um ponto importante a se considerar.

O que você acha dessa nova tecnologia? Você usaria? Conte-nos sua opinião através de um comentário.

Sobre Hudson Kanizawa

3 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*