Últimas Notícias
Capa / Mobile / Android / Qual o melhor Antivírus gratuito de 2013

Qual o melhor Antivírus gratuito de 2013

melhor antivírus gratuito

Muitos amigos, clientes, familiares e até desconhecidos me perguntam qual é o melhor antivírus gratuito da atualidade, sendo que eles sempre ficam em dúvida entre os mais populares como o AVG, Avast, Avira, dentre outros.

Hoje navegando pela internet, me deparei com um artigo muito bom do site lifehacker, intitulado “O Melhor Antivírus para Windows” onde o autor Whitson Gordon, consegue responder de uma maneira bem simples e resumida o que eu tenho respondido para as pessoas que me procuram com essa mesma dúvida. Então resolvi traduzi-lo para ajudar o pessoal a decidir qual antivírus manter em seus computadores.

O melhor antivírus para Windows

avast melhor antivírus gratuito 2013

Existem mais antivírus para Windows espalhados pela internet a fora do que podemos contar, e nenhum deles chega a ser perfeito. Atualmente, recomendamos o Avast Free Antivirus que oferece o melhor equilíbrio entre proteção, facilidade de uso e desempenho.

Avast! Free Antivirus

Você pode baixar e instalar o Avast gratuitamente pelo link: Download Avast.

Características

  • Uma interface muito simples onde você pode examinar seu computador, ver estatísticas, definições de atualização, e muito mais.
  • Verifica arquivos, emails, URLs, programas P2P, dentre outros em busca de malwares e arquivos infectados.
  • Atualizações automáticas. Aquela adorável voz que diz “Suas definições de vírus foram atualizadas.” Laughing
  • Gadget para Windows, ferramenta de limpeza de browser, dentre outras ferramentas extras.

Pontos positivos do Avast

O Avast é um dos melhores antivírus avaliados pelo AV-Comparatives, não apenas pela sua eficiência em detectar vírus e malwares, mas também por sua usabilidade e baixo impacto no desempenho do sistema. O Avast é um dos mais eficientes antivírus gratuitos que podemos encontrar, o que significa que mesmo você navegando e clicando em muito “lixo” pela internet a fora ele ainda manterá seu computador seguro. Não tão fácil assim de se usar, mas provavelmente o segundo melhor antivírus gratuito é o Microsoft Security Essentials. Seu diferencial fica por conta das configurações avançadas que ele oferece, que pode ser meio chato de configurar, mas é amada pelos usuários mais avançados.

Pontos negativos do Avast

O Avast pode ser mais simples e mais leve do que a maioria de seus concorrentes, porém seria pegar pesado em dizer que ele é fácil de usar. O escaneamento é um exemplo disso, podemos iniciar uma varredura rápida ou completa do sistema com apenas um clique, porém quando clicamos em configurações é exibida uma janela com muitas opções onde pode confundir os usuários iniciantes.

Outro ponto negativo é o exagerado número de recursos extras oferecidos pelo Avast em sua instalação, ele tenta instalar o Google Chrome, Google Drive e etc, por isso recomendamos a instalação “Custon” e escolher a opção “Minimal”. Bem como os sons e vozes irritantes que ele faz quando o antivírus é atualizado, mas que felizmente você pode desativá-los nas configurações.


A concorrência

Como já dito, o segundo melhor antivírus é o Microsoft Security Essential (também conhecido como Windows Defender no Windows 8).

O MSE é um dos melhores antivírus gratuitos, em nossa opinião, tão fácil de usar que até mesmo uma pessoa que não tem muito contato com tecnologia poderia entendê-lo rapidamente. Contudo, nos recentes testes comparativos entre seus concorrentes ele está ficando um pouco atrás quando se trata de detecção de vírus. Ele é ótimo removendo os vírus, mas devido a essa “deficiência” dele não nos sentimos confortáveis por recomendá-lo como nosso 1º.

Avira: Ainda se tratando de antivírus gratuitos o Avira é uma opção bastante sólida. Nos testes ele é considerado o mais eficaz, embora com um menor nível de usabilidade, sem mencionar os anúncios irritantes e pop-ups. O AVG é uma outra opção popular, mas ele não vence os outros em nenhuma categoria nos testes do AV-Comparatives. Já o Panda é fantástico na remoção de malwares, mas não é indicado para usuários iniciantes.

 Opções pagas

Na nossa opinião os antivírus gratuitos são bons o suficiente, mas se você quer estar totalmente protegido enquanto navegada, terá que gastar um pouco e pagar por essa segurança. Atualmente, Kaspersky e Bitdefender são as duas melhores opções pagas segundo o AV-Comparatives, enquanto, Norton, F-Secure, e G Data também estão bem posicionados nos testes. Repetindo, não achamos que é necessário um antivírus pago para usuários domésticos, especialmente se você possui bons costumes e navega de forma segura.

Conclusão

O artigo é bem esclarecedor e trás as melhores opções disponíveis hoje no mercado, seja pago ou gratuito. Espero que tenha lhe ajudado.

Minha sugestão é de longe o Avast, pelas suas ferramentas, interface e desempenho. Utilizo o Avast há mais de 4 anos e até então não tenho do que reclamar.

Lembre-se, a melhor maneira de se prevenir de vírus é ficando longe deles, não execute arquivos por curiosidade, cuidado com os anexos de desconhecidos, não navegue em sites suspeitos e você não precisará se preocupar com vírus.

Esse post lhe foi útil? Curta e compartilhe nas redes socias :D

Sobre Hudson Kanizawa

13 comentários

  1. Não não não. Quem fez esse comparativo aqui, provavelmente nunca usou o COMODO Internet Security. Que é gratuito e excepcionalmente superior ao avast!.
    Somente usuários leigos diriam que o avast! seria uma boa proteção.
    avast! é muito fraco se comparado ao nível de proteção preventiva e corretiva do CIS.

    • Obrigado pelo comentário Armando,

      Realmente nesse artigo não foi abordado o COMODO, que pessoalmente nunca testei, mas os dados do comparativo foram retirados da AV-Comparatives uma das empresas de teste independentes mais renomadas.

      Já ouvi falar muito bem do COMODO, mas no teste não é levado em conta apenas o nível de proteção. São considerados performance, interface, usabilidade, etc.

      Como sempre digo, o melhor antivírus é o usuário hehe :D Pois sabendo o que você está acessando e executando em seu micro já é uma grande proteção.

      Sempre usei e recomendei o Avast! e sou suspeito pra falar, até hoje nunca tive problemas com ele. Mas revendo comparativos como o da INFO, Olhar Digital, dentre outros.. dos últimos 2 anos o Avast está em primeiro por ter o melhor equilíbrio entre proteção, desempenho e usabilidade.

      Essa é minha opinião, obrigado por também expor a sua.. certamente se algum dia tiver que trocar de antivírus o COMO estará na lista. :D

      Abraço!

  2. Envisto pouco em celular mas o que tenho precisa de cuidados que vão além do que já foi publicado. Antivírus é um artifício para barrar o inevitável. Porém alguns aplicativos conseguem retardar esse ataque. A informação sem dúvidas é a melhor pedida. Programadores vivem esse dilema em conjunto. A coisa complica quando essa profissão mistura-se a maneira demoníaca de melhorar as vendas: propaganda enganosa. É praticamente tudo o que pode ou não ser vosto na internet. Perguntar não ofende mas fazer papel de bobo é o mais alegra as “mentes brilhantes” da atualidade.

  3. Particularmente eu gosto muito do antivírus da Baidu. Um dos gratuitos mais eficientes que conheço, se não for o melhor. Desde que comecei a usar não tive mais problemas com vírus. Além de tudo é super rápido e muito fácil de instalar. O link é esse, para quem quiser baixar: http://antivirus.baidu.com/pt/?referrer=bwt

  4. marcos rogerio ferreira

    vejo muitos comentarios de pessoas leigas sobre assunto de segurança digital , pois sou estudante de TGTI e recomendo a todos o CIS a melhor e mais completa proteção contra pragas digitais. todos tem uma boa proteção é claro , mais a maioria das pessoas não conhecem o CIS ,comodo internet security premium 2013 o mais completo anti-virus com firewall ,sandbox, virtual kiosk garantindo um ambiente virtual seguro dentro do windows e muito mais .link para baixar. http://antivirus.comodo.com/internet-security-for-home.php.em breve estarei fazendo um blog de dicas de segurança ai falarei mais sobre o assunto. email de contato marcos rogerio246@gmail.com .

  5. Na minha opinião o Avast possui um bom nível de detecção e ferramentas adicionais muito úteis, eu o utilizei a uns 2 anos atrás, mas infelizmente ele detectava muito falsos positivos como executáveis de jogos, de programas e até mesmo arquivos do sistema como Windows Explorer (Windows), resumindo, tive muita dor de cabeça hurrr… atualmente ouço e vejo na internete que é um bom antivírus, acho até que vou testa-lo novamente. E Comodo IS me parece uma excelente opção também, principalmente por possuir ferramentas inéditas como virtual kiosk , além de ser a versão Internet Security Premium distribuída gratuitamente, isso significa que a Comodo dá assistência total e atualizações de primeira mão, diferente de um antivírus gratuito em que são distribuídas as atualizações de vírus “depois” de serem distribuídas aos usuários que pagam pela versão paga (PRO/Internet Security/Premium), eu acho!! rsrsrsrsrs…. ;-)

  6. Melhor antivírus gratuito http://www.bitdefender.com.br/solutions/free.html em português do Brasil!

  7. Eu estou usando um chamado BAV agora e estou gostando bastante, ele é bem leve e detecta todos os vírus, muito bom.

  8. Ótimo artigo! Outro antivírus que eu acho bom é o PSafe. Ele é super leve, como o Baidu, e tem úm scan poderoso. Curto muito. Parabéns pelo site kara!

  9. Baixei o PSafe no meu computador há mais de um ano e acho o antivírus ótimo, justamente porque além dessa função, ele também ajuda a detectar arquivos que comprometam a memória do pc. Estou muito satisfeito.

  10. Vc já testou o psafe?? To lendo muito bem sobre ele..e é gratuito, então queria testar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>