Últimas Notícias
Capa / Qual é melhor Plasma, LCD ou LED?

Qual é melhor Plasma, LCD ou LED?

Quando decidimos trocar aquela nossa velha TV por uma nova maior, mais fina e mais bonita muitas vezes ficamos perdidos em meio a tantas novidades tecnológicas.

Plasma, LCD ou LED? Qual a diferença entre essas tecnologias?

plasma, lcd ou ledMuitas vezes nem mesmo os vendedores sabem nos explicar. Mas fique tranquilo, vamos agora descomplicar cada uma delas para você.

Consumo de Energia:

consumo de energia TVs de LCD de 40 polegadas consomem até 26% menos energia que TVs de Plasma de 42 polegadas. O LCD precisa de iluminação constante enquanto que o plasma gasta mais para exibir imagens claras do que escuras.

O consumo de energia de uma TV de LED é 40% menor que a TV de LCD e Plasma. Portanto se você está pensando em comprar TVs com mais de 42 polegadas, o investimento em uma TV de LED pode ser mais vantajoso ao longo do tempo, na economia de energia.

Resumindo, a melhor alternativa em termos de economia de energia é a TV de LED, que consome muito menos energia que os outros tipos de TV. Apesar de custar um pouco mais caro, você estará levando uma TV mais fina, leve e moderna para casa e economizando na sua conta de luz, o que em longo prazo pode fazer uma grande diferença.

Contraste:

simbolo contraste O contraste em um aparelho televisor é a diferença entre as cores claras e escuras, ou seja, é a distância entre o branco e o preto. Quanto maior o contraste, mais níveis graduais de diferença há entre as cores, possibilitando assim maior qualidade, e uma imagem mais fiel ao original, sendo mais indicado para ambientes escuros.

Quanto maior a relação do contraste (o tal 50.000:1 lê-se cinquenta mil para um), maior é a habilidade de um monitor mostrar detalhes sutis de cor, suportar ambientes claros e apresentar aos seus olhos diversas nuances de preto, cinza e demais cores escuras. Em telas antigas, com taxa de contraste baixa, o preto é só preto, sem detalhamento. Nas modernas TVs de LED, as dobras de um terno, por exemplo, são vivas, melhorando a sensação de profundidade e movimento nas cenas.

A TV de Plasma tem bom contraste, porém, o mesmo vai diminuindo em poucos anos de uso, devido ao consumo do gás no interior da tela. As TVs de LCD possuem contraste reduzido devido à iluminação mínima constante nas partes pretas da imagem, o que também diminui seu ângulo de visão. Já as TVS de LED têm o melhor contraste, o que proporciona melhor qualidade de imagem.

Brilho:

TVs de Plasma possuem menos brilho do que os aparelhos de LCD, mas o contraste das imagens acaba sendo maior do que o do LCD, bem como o ângulo de visão, que também é melhor.

A TV de LCD é mais brilhante, sendo indicada para ambientes mais claros, pois reflete menos a luz do ambiente. Isso significa que você pode assistir ao seu programa com uma janela atrás da sua TV que você não verá nenhum reflexo na imagem, diferente da de plasma.

Já as TVs de LED, por ser uma evolução do Plasma e do LCD é a tecnologia que oferece maior brilho de imagens.

Ângulo de Visão:

angulo de visao Outro ponto importante é o ângulo de visão, ou seja, em quais posições o espectador precisa ficar para ter a melhor visão.

Em aparelhos de LCD, para que a imagem seja visualizada com fidelidade, você deverá estar o máximo em frente à tela possível, e quanto maior a distância da tela para um lado ou outro, mais a definição vai diminuindo.

Em aparelhos de Plasma, o ângulo de visão é mais abrangente, possibilitando que você e sua família estejam dispostos na frente da televisão de forma mais fiel, onde os que estão nas pontas, ou nos cantos do sofá, também visualizam com fidelidade o conteúdo exibido.

Enquanto isso, os televisores de LED, por possuírem lâmpadas independentes, mantêm contraste e brilho em ângulos de visão de até 90º.

Vida útil:

Como já vimos as TVs de Plasma sofrem nesse quesito, a partir do quinto ano de utilização contínua, seu brilho enfraquece e a qualidade das cores diminui drasticamente.

Os televisores de LCD e LED têm a mesma expectativa de vida, algo em torno dos 10 anos.

Notebooks tela de LCD ou LED?

Para notebooks a tela de LED também é a melhor opção, confira as vantagens:

  • Por ser mais fina reduz o peso do notebook
  • Com o baixo consumo de energia as telas de LED prolongam a duração da bateria
  • Maior ângulo de visão

Conclusão: Qual é melhor Plasma, LCD ou LED?

Após conferirmos as principais características dessas três tecnologias não precisava nem falar que de longe o LED é a melhor opção, tendo como única “desvantagem” o fator preço.

É isso ai pessoal, espero ter conseguido ajudar vocês a entender um pouco sobre essas tecnologias. Caso tenham alguma dúvida ou sugestão postem nos comentários, teremos prazer em ajudar.

Sobre Hudson Kanizawa

11 comentários

  1. Olá, gostei do post, mas esqueceu de dizer que a cor real da imagem é apenas na plasma, quem realmente entende de Tv’s com certeza compra Plasma,Não tem comparação você assistir um jogo de futebol entre Led e Plasma. Pode ser a imagem com mais brilho e muitas vezes até mais bonita, mas com certeza não é a imagem real.
    Até mais.

    Obs: Tanto que a Es9000 Top de Linha da Samsung é uma plasma….ops Nem Plasma, pois Plasma já era. E a respeito do gás hoje elas tem duração em média de 35 anos.Favor pesquisar um pouco mais.

    • onde que o brilho da Plasma é menor que uma LCD. Onde???? Please?? Nossa, como o pessoal fala coisa mais não mostra nada. Vejam nos manuais quantas CD (candelas) por m2 tem as TVs e depois vcs tirem suas conclusões. Onde que LED é evolução do Plasma do LCD? Pelo amor de Deus? O que é isso. LED nada mais é que uma TV de LCD com retroiluminação por LED ao contrario das LCD mais antigas que eram retroiluminadas por fluorescente enquanto que Plasma não tem nada a ver com LED sendo outra tecnologia. Por favor, vamos parar de palhaçada vai. Vejam as TVs ao vivo e digam quais são as melhores cada um. Não vou nem comentar outras coisas. Felicidades

      • Mauro, primeiramente obrigado pelo comentário e por expressar sua opinião.

        Esse post foi escrito da maneira mais simples possível para ajudar pessoas que não possuem tanto conhecimento técnico a diferenciar as tecnologias e ter um norte para realizar sua compra. O principal objetivo foi dar uma introdução de cada tecnologia e suas principais características.

        Quando dizemos evolução não nos referimos que o PLASMA evoluiu para LCD ou LED, tratamos evolução como ordem cronológica que cada tecnologia se popularizou no mercado. É o mesmo mencionar que os monitores CRT evoluiram para LCD.

        Seu comentário ficou meio contraditório dizendo que “LED nada mais é que uma TV de LCD com retroiluminação por LED ao contrario das LCD mais antigas que eram retroiluminadas por fluorescente”, isso não indicaria uma evolução da tecnologia? rs

        Abraço!

        • Hudson, na verdade o LCD é uma involução em relação ao Plasma! O Led ainda nem chegou perto da qualidade do Plasma… o OLED (outra tecnologia a ser vinda) sim é melhor que as três, mas tá no início ainda…

    • Muito bom seu comentário!! estou fazendo pesquisas e muita gente esta desatualizada e passa informação antiga!

    • Fellipe, assino embaixo!

  2. Discordo em muitos aspectos da matéria, vou pontuar cada um:

    1.TVs de Plasma possuem menos brilho do que os aparelhos de LCD (Depende)

    O grande problema do plasma é que suas células são reflexivas, e num ambiente com muita luz, dá o aspecto cinza na tela, e a imagem fica mais escura, mas com as luzes apagadas, o Plasma tem mais luz! Mas na PNF 8500 da Samsung não acontece mais o reflexo das luzes!

    2.A TV de Plasma tem bom contraste, porém, o mesmo vai diminuindo em poucos anos de uso, devido ao consumo do gás no interior da tela. (Errado)

    A tecnologia do Plasma antigamente realmente tinha uma esse problema, mas com os novos Plasmas não têm mais isso. Tenho uma com quase 3 anos de uso (Samsung 3D), não dá mais esse problema de enfraquecimento do contraste!

    3.Já as TVS de LED têm o melhor contraste, o que proporciona melhor qualidade de imagem.(Errado)

    O Plasma tem melhor contraste que o LED

    4.Como já vimos as TVs de Plasma sofrem nesse quesito, a partir do quinto ano de utilização contínua, seu brilho enfraquece e a qualidade das cores diminui drasticamente. (errado)

    Não acontece mais com as novas, e além disso, as cores do Plasma (Sugiro uma olhada nas marcas Panasonic e Samsung, e passe longe das LG) são mais reais e vivas do que o LED…

    5.Após conferirmos as principais características dessas três tecnologias não precisava nem falar que de longe o LED é a melhor opção… (errado)

    As melhores TVs consideradas por especialistas são os de Plasma (claro, está vindo uma nova tecnologia, ainda imatura, que é o OLED).

    As 3 melhores TVs que existem hoje em dia: Panasonic TC-PZT60, Panasonic TC-PVT60, Samsung PNF 8500: Todas Plasmas!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*