Últimas Notícias
Capa / Eletrônicos / Pesquisadores Espanhóis aumentam a precisão do GPS em até 90%

Pesquisadores Espanhóis aumentam a precisão do GPS em até 90%

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Carlos III de Madrid (UC3M) desenvolveu uma técnica pioneira capaz de aumentar a precisão de um aparelho de GPS convencional em mais de 90%, e seria capaz de ser instalado em carros e smartphones com um baixo custo.

gps com precisão de 90%

Publicando suas conclusões no site da UC3M (via BBC), a equipe explica que pode melhorar a precisão do GPS combinando leituras a partir de alguns sensores, que incluem a incorporação de acelerômetros e giroscópios no GPS, para reduzir assim a margem de erros de localização de 50% a 90%.

Na prática, isso significa que a tradicional margem de erros encontrada em carros e dispositivos GPS, que geralmente é de aproximadamente 15 metros em áreas rurais e até 50 metros em áreas urbanas, pode ser reduzida para míseros 2 metros, independente da localização, população, densidade de prédios ou até mesmo interferências de túneis.

A tecnologia têm tido êxito em testes realizados com o “carro inteligente” da universidade, nomeado IVVI (Veículo inteligente com base em informação visual), os cientistas já pretendem desenvolver um sistema que fará uso dos sensores já presentes em smartphones para melhorar a precisão de localização desses dispositivos com baixo custo.

Com essa notícia podemos esperar um GPS super-preciso nas futuras gerações de carros e smartphones. Mas se você não pode esperar até e precisa de um GPS, confira nosso Guia de Compras GPS e saiba tudo que precisa saber para fazer a melhor escolha.

Fonte: TNW

Sobre Hudson Kanizawa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*