Home / Guia de Compras / Artigos / Guia de compras GPS: Escolha o melhor GPS para o seu carro

Guia de compras GPS: Escolha o melhor GPS para o seu carro

guia de compras gps qual é o melhor

Para você que gosta de viajar, de explorar o mundo sem medo de se perder, uma das maiores invenções dos últimos tempos foi o GPS.

Criado em 1973 para fins militares, o Sistema de Posicionamento Global  era uma ferramenta que permitia a localização e direcionamento das tropas americanas. Essa função era realizada através de uma rede de 28 satélites chamada NAVSTAR, que até hoje orbitam pela Terra duas vezes ao dia.

A partir dos anos 2000, a tecnologia foi difundida para uso pessoal a partir de uma lei do presidente Bill Clinton, que ampliou o seu uso. Mais de dez anos depois, contamos com inúmeros dispositivos que utilizam o GPS para auxiliar as nossas vidas. Mas como escolher o melhor navegador para o nosso dia a dia?

Confira o nosso guia de compras e escolha o melhor GPS.

GPS pelo celular X Aparelho GPS

gps do celular ou aparelho gps

Como falaremos sobre um navegador GPS mais voltando para carros, temos que levar em consideração alguns pontos. Como ele ficará dentro do carro, não é necessário que ele seja exatamente pequeno, o que não elimina alguns modelos de celulares.

A grande questão, é que a grande maioria dos sistemas GPS para celular necessitam a contratação de plano de dados para poder baixar o mapa, o que deixa a navegação mais lenta. Existem alguns sistemas que já possuem o mapa totalmente gravado no sistema, mas neste caso, é necessário saber se o seu celular não utiliza o GPS apenas quando a transferência de dados está ativada. Outra questão é a bateria, que no caso do celular, tende a durar menos.

Já os Aparelhos GPS, que são aqueles que servem exclusivamente para navegação, funcionam sem a necessidade de um plano de dados. Além disso, já existem modelos que possuem tocadores multimídia, sendo possível assistir filmes, ouvir músicas e até jogar mini-games. Mas como o importante neste caso é o navegador, iremos contar o que deve ser levado em consideração na hora de escolher o melhor modelo.

O que levar em consideração na hora de comprar

Hardware:

Neste ponto temos o processador, a antena e o armazenamento. O processador é o responsável pela velocidade de resposta na hora de calcular e atualizar rotas, sendo que aqui no Brasil, a maioria dos modelos utilizam chips de 300 ou 400Mhz da Samsung, mas já é possível encontrar alguns com chips de até 600Mhz. Quanto maior, mais rápido.

As antenas são padrões, mas caso você queira ampliar a abrangência do navegador, alguns modelos permitem que você instale uma extra externa.

O armazenamento normalmente é feito via cartão SD. Ficará nele o sistema do mapa, além dos arquivos de áudio e vídeo dos aparelhos que suportam multimídias. Fique apenas de olho na capacidade dos cartões do aparelho (alguns não suportam cartões superiores a 1GB).

Mapas:

Neste quesito quase todos os GPS são iguais. Em relação à cobertura, eles contam com mais de 800 cidades brasileiras (100% das capitais) e utilizam a base de dados da NAVTEQ ou TeleAtlas.

Procure saber também se o sistema pode ser atualizado pela internet. Os sistemas oferecem atualizações do mapa pelo menos uma vez por ano, o que auxilia o navegador a localizar novos radares ou mudanças nos trajetos.

Escapando do trânsito:

Alguns modelos permitem receber informações do trânsito via rádio frequência FM em tempo real, ajudando o motorista a escapar de engarrafamentos. No entanto o sistema ainda está em fase implementação. Para adquirir um GPS com este recurso, clique aqui

Menu de navegação:

Escolha um modelo na qual não seja necessário utilizar a canetinha para digitar e navegar. A ideia é que os botões que aparecem na tela sejam relativamente grandes, sendo possível ser pressionados apenas com os dedos. Isso agiliza bastante na hora de utilizar o GPS.

Outro ponto importante é a orientação por voz, que permite ao aparelho narrar  a direção a ser tomada para chegar ao destino. Isso faz com que o motorista não precise desviar a atenção para verificar o mapa, tornando a viagem mais segura.

Tela:

Os tamanhos mais comuns são os 3,5 e 4,3 polegadas. O primeiro pode se apresentar pequeno demais em determinadas situações, além de ser mais desconfortável na hora de navegar pelos menus e digitar destinos. Mas ele consegue ser pequeno o suficiente para ser levado no bolso da camisa. Já o modelo de 4,3, se apresenta como o ideal para deixar fixo no carro. Deve-se apenas ter cuidado na localização do aparelho, para que ele não atrapalhe a direção do motorista.

Verifique também se a tela do navegador é fosca, para evitar reflexos durante a viagem.
Agora é só seguir as dicas deste guia de compras para garantir sua chegada a qualquer destino.


O post “Guia de compras GPS: Escolha o melhor GPS para o seu carro” é um guest post escrito pelo pessoal do Já Cotei Comparador de Preços exclusivamente para o blog Qual é Melhor.

About Hudson Kanizawa

Desenvolvedor web, trabalha com informática desde os 13 anos de idade, apaixonado por tecnologia e design, acredita que pode melhorar o mundo através do que faz.

8 comments

  1. Alessandro Paz

    Estou procurando um GPS, e acho que ele citou tudo que precisamos para comprar um GPS, pois o que importa em um GPS é o sistema operacional e a velocidade, desde que possua esses queistos a marca é o de menos. Valeu

  2. É TAMBEM ESPERAVA ELE CITAR UMA MARCA, MAS ELE SE ALIMENTOU NUMA SALA FACHADA. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. RESUMINDO É UM ZÉ RUELA.

  3. josemar agostinho

    As informações aqui contidas ,não me ajudou na escolha de um GPS.

  4. Falou.. falou e não disse nada! Estou atrás de um modelo considerado de boa qualidade em todos os quesitos e continuo na mesma…esperava encontrar informações sobre testes com vários modelos e aquele que saiu-se melhor…que ótimo!!

    • Newton Palhano Malmann

      REALMENTE E INFELIZMENTE ME VEJO OBRIGADO A CONCORDAR PLENAMENTE COM AS OPINIÕES PUBLICADAS, OU SEJA, DEIXOU TODOS OS LEITORES NA EXPECTATIVA DE ALGUMA SUGESTÃO DE ALGUM APARELHO MAIS OU MENOS RECOMENDADO, E NADA !!!!!!! A INTENÇÃO DO AUTOR FOI BOA, MAS COMO DIZ O DITADO POPULAR : ” NADOU, NADOU, NADOU E SE AFOGOU NA AREIA ” !!!

  5. Poderia ter selecionado algumas marcas e ter definido quais atendem os tópicos descritos…. ficaria completo. No entanto, tá muito legal o post, esclareceu diversas dúvidas.

    valeu e parabéns pela iniciativa.

  6. Marcelo Pereira da Silva

    Só faltou citar que no caso dos GPS da marca Garmin, existe a possibilidade de se usar os mapas gratuitos do Projeto Tracksource ( http://www.tracksource.org.br ), projeto colaborativo e voluntário. Inclusive considerado por muitos usuários os melhores mapas do Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top