Últimas Notícias
Capa / Guia de compras: Notebooks

Guia de compras: Notebooks

Notebooks, ultrabooks, netbooks e tablets qual é o melhor para as suas necessidades?

qual notebook comprarSão muitas as opções que você encontra quando está procurando um computador portátil. Até pouco tempo atrás tínhamos apenas os notebooks (também chamados de laptops), mas agora com tantas novas tecnologias surgindo no mercado, como netbooks, ultrabooks e tablets, a escolha fica cada vez mais difícil.

Mas não se preocupe, preparamos um guia de compras completo para você decidir qual é a melhor opção para atender as suas necessidades com o melhor custo beneficio.

Dicas para comprar seu portátil

Pense sobre o transporte

O primeiro ponto vem quando alguém pergunta, “Qual tipo de laptop eu devo comprar?” esta pergunta deveria ser: Quantos dias da semana eu pretendo carregar meu portátil comigo por ai?

A resposta para esta pergunta determina qual deveria ser o tamanho da tela que seu portátil (notebook, netbook ou tablet), que em grande parte determina o seu peso e tamanho. Para trajetos cotidianos é aconselhável um pequeno e leve ultrabook de 13 polegadas. Menos comuns agora também temos os ultra-portáteis laptops com telas de 11.6 polegadas.

Se você precisa carregar seu portátil por dois ou três dias da semana, o indicado seria um notebook de entrada com tela de 13 polegadas. Os modelos de médio porte mais comuns possuem telas de 15 polegadas, e provavelmente, não são muito convenientes se você precisa transportá-lo mais de uma vez por semana.

Finalmente, se você está convencido de que nunca precisará levar seu laptop com você, então um grande notebook de 17 polegadas pode ser uma boa opção para substituir seu desktop. Tenha em mente que a maioria desses grandes notebooks não pode ficar muito tempo longe das tomadas.

Design é importante

Se aprendemos alguma coisa em nossos testes com centenas de laptops, é que sob o capô, a maioria deles são muito parecidos. Posso ir mais longe ainda e dizer que a maioria dos notebooks possui praticamente o mesmo “motor”, é perigosamente perto de se tornar um produto comoditie.

É ai que o design entra. Se a maioria dos notebooks da mesma categoria são parecidos, com praticamente os mesmos componentes e possuem um desempenho similar, é o visual que realmente nos fará preferir um modelo a outro.

notebook acer guia de comprasPense em seu portátil como uma extensão da sua personalidade. Você pode carregá-lo todos os dias, para todos os lugares. Como qualquer acessório pessoal, como uma jaqueta ou seus óculos, você deve escolher seu computador portátil com um estilo e design que combine com você, bem como um teclado ou touch pad que você ache confortável e fácil de usar. É isso que a Apple faz muito bem – as peças por dentro de um MacBook não são diferentes de outros notebooks, mas as ferramentas e interfaces gráficas são fantásticas, tanto que este design se tornou um padrão que as pessoas têm de como um notebook deveria ser.

Um laptop é um grande investimento que você provavelmente terá que usar todo dia. Se for para escolher entre um design que você ama e uma pequena diferença na configuração, é bom ressaltar que a maioria dos portáteis atuais suporta as tarefas do dia-a-dia, então escolha o melhor design.

As categorias

Existem várias categorias de computadores portáteis, temos visto sistemas voltados para multimídia, jogos, finos e leves, ultrabook, ultra-fino e ultra-portátil. Você verá muito o termo “ultrabook”. Não é tecnicamente uma categoria, mas sim um termo de marketing usado como marca registrada da Intel, concedido em portáteis que atendem aos requisitos da Intel. A maioria dos ultrabooks é como o MacBook Air, notebooks finos com telas de 13 polegadas, mas você também encontrará ultrabooks com telas de 14 e 15 polegadas.

Como uma forma de acabar com a desorganização, usamos o tamanho da tela para definir as categorias dos computadores portáteis – que liga bem o conceito acima de escolher um portátil baseado em quantas vezes ele vai viajar com você. Confira agora as categorias de portáteis mais comuns:

categorias notebooks

Ultra-portátil (telas de 11 a 12 polegadas)

São portáteis com telas de 11 a 12 polegadas, são menos comuns atualmente do que há alguns anos atrás, os ultrabooks mais finos e com telas de 13 polegadas estão tomando seu lugar. Estes geralmente têm baixa performance equipados com processadores AMD E-series ou Intel Core i3.

Notebooks de 13 polegadas

Apenas o tamanho da tela é o suficiente para que este ganhe sua própria categoria e ocupem um único espaço no mercado. Um notebook de 13 polegadas é o menor tamanho que você conseguiria trabalhar confortavelmente durante o dia todo, e ao mesmo tempo, o maior tempo, o maior tamanho que seria considerável transportar mais de uma ou duas vezes por semana. O MacBook Pro e o Toshiba R835 são populares exemplos dessa categoria.

Notebook Médio (com telas de 14, 15 e 16 polegadas)

O notebook mais tradicional de 15 polegadas, juntamente com suas derivações de 14 e 16 polegadas, compõe esta categoria. Apesar de um produto tecnicamente portátil, notebooks de tamanho médio tendem a serem usados em um único local ou apenas transportados dentro de uma casa ou do escritório.

A maioria dos notebooks desta categoria são equipados com processadores Dual-Core, geralmente da família Core i(3,5 e 7) da Intel, com 4GB de memória RAM, e grandes HD’s a partir de 320GB de espaço para armazenamento. Os top’s de linha oferecem alguns extras como, placas de vídeo dedicadas e drives Blu-ray. A Intel também permite que alguns notebooks de 14 e 15 polegadas usem o nome ultrabook, se eles atenderem aos requisitos de tamanho.

Substituto para o desktop (17 polegadas ou maior)

Estes grandes notebooks com telas de 17 polegadas ou mais são literalmente indicados para substituir seu velho desktop, monitor e teclado combinados em um único equipamento que também pode ser transportado mais facilmente.

notebooks 17 polegadas guia de comprasProcessadores Quad-core são comuns, assim como placas de vídeo dedicadas da Nvidia ou AMD. Nesta categoria podemos pedir por uma tela 1080p, com resolução de 1920 x 1080 pixels o que é perfeito para reproduzir Blu-ray ou conteúdos em Full HD.

Enquanto os modelos de 17 polegadas são mais comuns, também existem vários modelos de 18 polegadas, estes portáteis são ótimos para substituir os grandes desktops, criando um ótimo mídiacenter para salas ou quartos, combinando computador, dispositivos de vídeo e música em um único dispositivo.

Processadores (CPUs)

AMD

processador AMD notebooksEsta empresa (também fabricante de GPUs conhecida como ATI) ao invés de CPU, a AMD atualmente utiliza o termo APU, ou unidade de processamento acelerado, o que significa que o desempenho de CPU e GPU são combinados.

Nomeado A4, A6, A8 e A10, estes processadores portáteis prometem o dobro de desempenho em relação a geração anterior da AMD e para oferecer 12 horas de vida útil da bateria em notebooks, eles estão disponíveis em dual-core 17 watts e quad-core com versões de 25 e 35 watts. Nota-se que existem poucos notebooks equipados com processadores AMD no mercado.

Intel

notebook processador intelSe você está procurando por um portátil (ou PC Desktop, não importa), as chances de ele possuir um processador Intel é grande. Sua linha atual de processadores possui o mesmo nome do que as duas gerações anteriores. Mas os novos chips foram lançados na segunda metade de 2012, e são conhecidos pelo codinome Ivy Bridge (a geração anterior foi a Sandy Bridge).

Os processadores Ivy Bridge (ou terceira geração) para portáteis são fáceis de se reconhecer, eles possuem um número de série que começa com 3, por exemplo, processador Intel i7-3720QM.

  • Core i3: Encontrado em muitos notebooks de médio porte, este processador dual-core é excelente para o uso diário do computador (acesso a internet, rotinas de escritório e etc.).
  • Core i5: Processador dominante da Intel, encontrado em muitos portáteis de 15 e 17 polegadas.
  • Core i7: Disponível nas versões dual-core e quad-core, encontra-se em máquinas mais caras e de alto desempenho, se você não for um gamer ou editor de vídeos profissional, é improvável que irá precisar de tanto poder de processamento.
  • Pentium e Celeron: Sim, a Intel ainda fábrica processadores de baixo desempenho. Se possível evite portáteis com este processador, é recomendado um Core i3 ou até um AMD E-series.

HD’s e Armazenamento

  • HDD: Encontrado na grande maioria dos notebooks, discos rígidos são grandes e baratos, mas também aumentam o peso e o aquecimento do seu portátil. Procure por um HD de pelo menos 320GB. A maioria roda em 5400rpm (rotação por minuto), mas alguns são mais rápidos, com 7200rpm, essa maior velocidade é útil para transmissão de dados de forma mais rápida, o que ajuda muito durante a edição de vídeos ou execução de jogos.
  • SSD: Estes aquecem menos, são mais silenciosos e muito mais rápidos, mas também são mais caros e com menores capacidades. SSDs sem dúvidas é o futuro padrão de armazenamento para computadores, mas por enquanto, com suas pequenas capacidades não são idéias para coisas como salvar suas grandes coleções de vídeos.

Via CNET – Traduzido por Hudson Kanizawa

Espero que este guia tenha ajudado a escolher qual portátil comprar, mas caso ainda esteja em dúvida entre notebook e netbook recomendo que leia o artigo: Qual é melhor Notebook ou Netbook?

Sobre Hudson Kanizawa

4 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*