Últimas Notícias
Capa / Mobile / Falha em cartões SIM deixa mais de 750 milhões de celulares vulneráveis

Falha em cartões SIM deixa mais de 750 milhões de celulares vulneráveis

segurança sim card

Foi descoberta uma falha de segurança em alguns cartões SIM, também conhecido popularmente como “chip”, que permitem acesso a rede de telefonia móvel em todo o mundo.

A falha é explorada por meio de duas mensagens SMS: a primeira o hacker envia como sendo uma mensagem da operadora, o celular responde enviando uma mensagem com as chaves de encriptação do cartão SIM. A segunda mensagem vai usar essa informação para escutar chamadas, mandar mensagens ou roubar outros dados da vítima.

Segundo Karsten Nohl da Security Research Labs, que descobriu a falha, todo processo demora menos de dois minutos.

No entanto essa técnica consegue desbloquear apenas cartões SIM que usem o sistema de encriptação DES, mais antigo, extinto há aproximadamente dois anos. Os chips mais novos usam um novo método de criptografia, o Triple DES e não são afetados por essa técnica. Ainda assim, Nohl estima que cerca de 750 milhões de cartões SIM estejam em perigo.

A GSM Association já informou as operadoras sobre a falha para que possam tomar as medidas necessárias para solução do problema.

Fonte:  New York Times

Sobre Hudson Kanizawa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>